Sim, a política pode ser sexy: 8 séries para assistir antes e depois das Eleições

Com qualidade técnica e roteiros cada vez mais interessantes, as séries de televisão viraram febre. Lançamentos de novas temporadas são tão ou mais aguardadas que continuações de blockbusters no cinema.

Veja também:
5 livros para entender mais sobre política
10 filmes para assistir em ano de eleições

Algumas séries especiais nos apresentam o mundo político em seus meandros, nos ensinando e expandindo nossa compreensão sobre o poder e, mais do que isso, a natureza dos conflitos entre as pessoas – e como eles podem ser atenuados.

Com maestria, com sua arte, essas séries conseguem fazer isso nos entretendo e nos fisgando a tramas instigantes e personagens inesquecíveis.

O Vote Bem selecionou oito sugestões para você acompanhar, antes e depois das Eleições. Confira!

1. House of Cards – Fenômeno que ajudou a consolidar o Netflix como o principal serviço de streaming no mundo, a série criada pelo cineasta David Fincher (diretor de “Seven” e “A Rede Social”) mudou o paradigma dos programas que tratam de política, tamanha a verossimilhança com a realidade. O roteiro acompanha a escalada de poder do ambicioso e inescrupuloso deputado Frank Underwood, personagem vivido por Kevin Spacey, rumo à Casa Branca. Trata-se, inclusive, de uma aula visual do pensamento de Nicolau Maquiavel, fundador da Ciência Política moderna.

Onde assistir: Netflix
Veja o trailer:

2. Game Of Thrones – Outro fenômeno de audiência, desta vez na HBOGame of Thrones é o que surgiu quando House of Cards encontrou Senhor dos Aneis. Intrigas, golpes, batalhas pelo poder. Tudo banhado em sangue e com uma pitada de sobrenatural. Essa é a base da história de Westeros, um mundo fictício criado pelo escritor George R.R. Martin. Baseada na série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, nobres, guerreiros, fascínoras, traidores e heróis disputam o Trono de Ferro – ou buscam, ao menos, a paz – embora sempre frágil, prestes a ser arrebatada, novamente, por séculos de guerra e perdição. Raramente uma série reuniu um número tão grande de personagens inesquecíveis, dos conspiradores mais traiçoeiros, às princesas mais estonteantes e o melhor anão que já apareceu em uma televisão.

Vale cada segundo das suas 8 temporadas – a nona, e última, está prevista para 2019.

Onde assistir: HBO
Veja o trailer:

3. The Wire – Segundo o livro Homens Difíceis, de Brett Martin, The Wire entrou para o grupo de séries dramáticas que mudaram a televisão e a fizeram entrar em uma nova era de ouro, ao lado, por exemplo, de  Breaking Bad, da AMC. Sem focar a política propriamente dita, The Wire nos mostra com clareza crua as forças opressivas que mantém cidades sob controle e, assim, escancara o meio e o fim da política: o exercício do poder.

Onde assistir: HBO Go, Amazon Prime

Veja o trailer:

4. Scandal – Como o próprio nome sugere, trata-se de outra série que busca expor as entranhas do sistema político dos Estados Unidos. A história acompanha uma ex-consultora de mídia do presidente americano que decide abrir sua própria firma para oferecer um tipo muito específico de serviço: proteger a reputação de autoridades e celebridades.  Ela atua para evitar que escândalos se tornem públicos. Em Scandal nós podemos ver aquilo que ocorre nos bastidores, escondido da nossa atenção.

Onde assistir: Canal Sony, Netflix
Veja o trailer:

5. Borgen – Fora do circuito americano, uma produção que se destaca é a dinamarquesa Borgen. Premiada internacionalmente, a história acompanha o trabalho da primeira-ministra do país nórdico, também cercada de intrigas políticas, em um tom bastante realista. A série é uma verdadeira aula de política, contando com três temporadas.

Onde assistir: Netflix
Veja o trailer (em inglês):

6. The West Wing – Muito tempo antes de “House of Cards”, outro programa abriu as portas da Casa Branca ao escrutínio do público. Escrita pelo consagrado roteirista Aaron Sorkin, “The West Wing” teve oito temporadas, entre 1999 e 2006, e apresentou uma visão progressista do governo dos Estados Unidos, em um tempo de otimismo com as democracias ocidentais. Tratou indiretamente das gestões de Bill Clinton e George W. Bush, e permanece atual como nunca.

Onde assistir: DVD
Veja trecho:

7. Downton Abbey – A premiada produção britânica mostra, em seis temporadas, as transformações na sociedade europeia no início do século XX. O processo de decadência da aristocracia e a luta por direitos civis na Europa é retratado através da história de uma tradicional família inglesa. A trama se passa em uma propriedade fictícia que dá nome à série. Sem dúvida, Downton é a melhor opção para mostrar as transformações históricas, colocadas em curso pelo desenrolar da luta pelo poder.

Onde assistir: GNT, HBO e Netflix
Veja trecho:

8. Marseille – Série estreante em 2016, utiliza um dos cenários mais bonitos da França para expor intrigas da disputa pelo poder na segunda maior cidade do país. Protagonizado por Gérard Depardieu, este drama político revela como a corrupção envolve a alta sociedade, se mistura ao crime organizado e chega à periferia dos grandes centros urbanos.

Onde assistir: Netflix
Veja trecho:

Vote Bem

O voto é o mecanismo mais poderoso da democracia. É com ele que escolhemos quais serão os representantes de nossos ideais na política.

Saiba mais

Como Votar Bem

Aqui você encontra ferramentas, conteúdos e dicas sobre eleições, voto e processo eleitoral. Coloque em prática seu papel de cidadão consciente.

Saiba mais

Vídeos

Assista aos vídeos produzidos para a campanha Vote Bem.

Saiba mais

Movimento Vote Bem