O voto é nosso direito sagrado. Ele representa centenas de anos de luta para termos o poder de escolher quem irá nos governar e ter poder sobre nossas vidas e nosso futuro. Assim, é fundamental saber como usar o voto para que, realmente, nossa voz seja representada – e que possamos mudar o Brasil.
Pensando nisso, o Vote Bem elaborou o Manual Definitivo do Voto.
1° Invista 5 minutos do seu tempo e faça uma lista dos problemas que mais te interessam e preocupam.
Seja o mais específico quanto possível. Por exemplo:
– Em vez de “Saúde”, escreva “aumentar os recursos para a saúde no meu estado”, “aprovar uma política nacional de reforma dos hospitais”, etc.
– Em vez de “melhorar a Economia”, escreva “diminuir o desemprego no Brasil”, “investir mais em rodovias e estradas” etc.
– Em vez de “Educação”, escreva “implantar escola em tempo integral”, “valorizar mais os professores” etc.
Guarde essa lista com cuidado.
Agora, separe mais um tempinho e siga para os próximos passos. Vai valer a pena.
2° Se certifique que o candidato deseja mesmo fazer o que você quer
Faça um raio-x do seu candidato e se assegurar que ele ou ela, realmente, vai te representar.
– Preste atenção às propostas. Separe as propostas dos apelos emocionais e ataques a outros candidatos. Foque apenas nas propostas!
– Dá para colocar a proposta em prática ou é papo-furado? Por exemplo, “vou acabar com o desemprego em 6 meses” e coisa parecida.
Seu voto vale ouro. Se certifique que seu candidato terá de dizer a verdade para merecê-lo.
3° Pesquise no Google seu candidato com palavras:
“Corrupção”, “denúncia”, “propina”, “gestão”, “projetos de lei”, “aprovação”, “obras”, etc.
A ferramenta “Vigie Aqui”deixa essa tarefa muito mais fácil.
4° De jeito nenhum vote em quem se meteu com corrupção
A corrupção é coisa séria. Muito séria! Imagine eles roubando suas economias, viajando para Paris e deixando esses rastros para trás. De embrulhar o estômago, não?
Vote em candidatos que apoiarem as 70 novas medidas contra a corrupção!
5° Aposte na renovação
Na prática, parece que não vivemos em uma democracia, mas em uma oligarquia, com uns poucos que se perpetuam no poder – junto de suas famílias.
O velho ditado é verdadeiro: o poder corrompe. Você tem o poder para mudar essa história: vote em quem nunca foi eleito e duvide de herdeiros de famílias tradicionais.
6º Como posso fazer isso tudo?
É mais fácil do que parece. Hoje a tecnologia nos dá as ferramentas que precisamos. Para te ajudar nessa tarefa, listamos 6 apps inovadores que te ajudarão a votar.
7° Anote em quem você votou
Parece bobagem, mas, convenhamos, a gente esquece em quem votou. Depois das eleições, vamos fiscalizar os eleitos. Vale até anotar e deixar na carteira.
Para baixar essas dicas, clique aqui!
O voto é o mecanismo mais poderoso da democracia. É com ele que escolhemos quais serão os representantes de nossos ideais na política.
Saiba maisAqui você encontra ferramentas, conteúdos e dicas sobre eleições, voto e processo eleitoral. Coloque em prática seu papel de cidadão consciente.
Saiba mais