Por que votar?

Home Fóruns Fórum de Discussão Vote Bem Por que votar?

Marcado: 

Este tópico contém respostas, possui 7 vozes e foi atualizado pela última vez por  MarcosCT 1 ano, 1 mês atrás.

  • Autor
    Posts
  • #142
    VOTE BEM
    VOTE BEM
    Moderador

    shutterstock_190794164(1)

     

    A cada dois anos, somos convocados a comparecer diante de uma urna e dar nossa opinião sobre os rumos da nossa cidade, do nosso Estado ou do país. Mas a verdade é que nem sempre nos sentimos representados pelos candidatos eleitos e acompanhamos pouco o trabalho deles. Escândalos de corrupção e desmandos administrativos afastam o cidadão da politica. Mas, no fim das contas, ela ainda tem um peso grande na vida das pessoas. Diante desse cenário, você acha que é importante votar? Por quê? Dê sua opinião e participe da discussão.

  • #169

    Thassio Borges
    Participante

    O ato de não votar já é um ato político. Engana-se quem pensa que sua exclusão das urnas o exclui também da vida política. O brasileiro precisa mesmo é aprender a votar…

    • #181
      VOTE BEM
      VOTE BEM
      Moderador

      Thassio, votar nulo ou em branco é um direito do cidadão e está previsto, inclusive, na legislação. Portanto, essa postura é legítima e deve ser respeitada. Mas acreditamos que cada voto nulo ou branco registrado nas urnas, assim como toda abstenção intencional, é uma chance desperdiçada de alteração do quadro político e social. Inclusive, quanto maior o número de votos invalidados (nulos ou brancos) e abstenções (faltas), menor é o número necessário para um candidato se eleger. Isso acontece porque o cálculo de quociente eleitoral descarta os votos nulos e brancos na contagem final dos resultados. Assim, o exercício do voto, junto com o acompanhamento permanente do trabalho dos políticos, é uma forma de amadurecer e desenvolver a nossa democracia. Por isso, o Vote Bem busca estimular a participação intensa da sociedade no processo eleitoral!

      • Esta resposta foi modificada 1 ano, 3 meses atrás por VOTE BEM VOTE BEM.
  • #170

    Pedro Queiroz
    Participante

    Votar pra quê? No fundo, os políticos são todos iguais e tanto faz em quem você vota. O voto não deveria ser obrigatório. É só ver o tanto de gente que vota apenas para fazer graça.

    • #183
      VOTE BEM
      VOTE BEM
      Moderador

      Pedro, sua indignação é legítima e certamente compartilhada por muitos brasileiros. Mas também é extremamente importante termos consciência da responsabilidade de cada um para o funcionamento da democracia. Esse é o principal objetivo da campanha Vote Bem. Entendemos que a qualidade da democracia depende totalmente da participação da sociedade nos assuntos políticos. O afastamento das pessoas só favorece aqueles que ignoram os interesses coletivos e usam a política em benefício próprio. O voto é um instrumento fundamental de participação. O eleitor pode registrar seu descontentamento apoiando propostas sérias e consistentes de renovação.

  • #180

    Valeria
    Participante

    Acho muito importante votar, e o faço com o maior orgulho! Certamente o voto é uma forma democrática de expressar nossas preferências e de participar da vida política. Mas o mais difícil ultimamente é encontrar bons candidatos, que reúnam boas propostas e um bom caráter. Tenho dificuldade de encontrar políticos que me me representem, infelizmente!

    • #184
      VOTE BEM
      VOTE BEM
      Moderador

      Valeria, escolher um candidato, principalmente para cargos de vereadores e deputados, não é tarefa fácil. Ela exige disposição e paciência para analisar currículos, propostas e opiniões de cada um. Mas esse é um esforço que certamente será recompensado no futuro, pois os eleitos vão administrar praticamente todas as questões relacionadas à nossa vida e aos recursos que pertencem a todos os cidadãos.
      Uma sugestão para iniciar o processo de escolha é definir o seu próprio perfil ideológico e comparar com os partidos legalmente registrados. Verifique quais legendas tem propostas e conduta que se aproximam das suas ideias e do que você considera ideal para a gestão pública. Em seguida, busque nomes nas listas desses partidos e informe-se sobre eles. Se ainda assim você não encontrar um candidato que ao menos se aproxime de suas expectativas, ainda é possível votar apenas no partido. É importante considerarmos, também, que política é um processo, nem sempre os resultados são imediatos.

  • #215
    faustool
    faustool
    Participante

    Simplesmente por que, se não votarmos, aceitamos a situação escolhida pela maioria que vota. Protestar fugindo da urna é uma péssima ideia.

    Se não encontra políticos que lhe represente, entre você para a política então. Ou então dê o seu melhor para aquele pequeno candidato que lhe representa, mas tem poucas chances de ser eleito.

    Não existe voto perdido. Existem chances perdidas.

  • #249

    MarcosCT
    Participante

    Nós, brasileiros, precisamos votar pois queremos que nosso país seja a expressão de nossos anseios. Para este fim temos que aprender sobre o funcionamento da política no Brasil, as casas representativas, a nossa lei maior e isto tudo deveria ser muito bem ensinado na escola. Uma vez não sendo assim temos que nos esforçar para participar da melhor maneira, debatendo os assuntos correlatos e “ouvindo” aqueles que são “experts” no assunto e em quem acreditamos poder partilhar da opinião.
    Ouvir diferentes vozes, mídias um pouco todos os dias nos ajuda a compreender o que acontece e formar nossa própria opinião (e revolta muitas vezes). A corrupção está muito embrenhada em todo o lugar que envolve poder e/ou dinheiro e isso é uma vergonha para nós brasileiros. Nos resta votar com convicção em alguém que acreditamos poder nos representar bem mas, infelizmente, sem ter a certeza de sua índole e verdadeiros motivadores.

  • #259

    (Awaiting moderation)

Você deve fazer login para responder a este tópico.