Um em cada 4 candidatos paranaenses tem ensino superior

O nível de escolaridade dos candidatos às eleições de outubro se manteve estável no Paraná em relação à disputa municipal de 2012. Neste ano, um em cada quatro inscritos no Estado (22,7%) tem formação universitária, proporção semelhante à verificada há quatro anos.

Leia mais:
Candidato no Paraná é homem, branco e tem mais de 40
Brasil só ganha de Belize e Haiti em ranking de mulheres na política
Tire suas dúvidas sobre eleições com o Whatsapp do Vote Bem

Os dados são de um levantamento feito pelo Vote Bem com base nos registros de candidaturas disponibilizados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maior parte dos 31.471 pretendentes nas eleições paranaenses (35%) completou apenas o Ensino Médio.

Os números do Paraná são semelhantes aos verificados no restante do país. Pessoas formadas no antigo segundo grau são 37% dos postulantes nas eleições deste ano nos 5.570 municípios brasileiros. Já os graduados representam 21%.

Em Curitiba, o percentual de candidatos com Ensino Superior é maior, de 42%. Dos 1.123 aspirantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador da cidade, 471 possuem diploma de graduação.

Na capital do Estado, os concorrentes que começaram mas ainda não concluíram uma graduação representam 10,3% e postulantes com o Ensino Médio completo são 30,4%. Aqueles que declararam apenas saber ler e escrever são 1,42%. O nível de escolaridade dos candidatos na cidade se manteve semelhante às últimas eleições municipais.

Agricultura Familiar, Cidade de Arapongas, familia de João Paulo e seus pais na horta. 24-09-13. Foto: Hedeson Alves

Ocupações

Os dados do TSE também mostram as principais ocupações declaradas pelos candidatos. No Paraná, 2.752 agricultores decidiram disputar cargos eletivos, representando 8,97% do total de inscritos. Eles ficam à frente dos empresários (7,57%), dos servidores públicos municipais (7,18%), dos comerciantes (6,05%) e das donas de casa (5,39%).

Os agricultores também lideram entre os candidatos no Brasil. São 35.000 em todo o país, ou 7,21%. Na sequência vêm os servidores públicos (6,54%), os comerciantes (6,46%) e os empresários urbanos (5,21%).

Já fez o nosso Quiz? Clique aqui e descubra sua orientação política

Vote Bem

O voto é o mecanismo mais poderoso da democracia. É com ele que escolhemos quais serão os representantes de nossos ideais na política.

Saiba mais

Como Votar Bem

Aqui você encontra ferramentas, conteúdos e dicas sobre eleições, voto e processo eleitoral. Coloque em prática seu papel de cidadão consciente.

Saiba mais

Vídeos

Assista aos vídeos produzidos para a campanha Vote Bem.

Saiba mais

Movimento Vote Bem