Tudo que você precisa saber sobre as eleições 2016 em 8 passos

O movimento Vote Bem reuniu as informações mais importantes para quem quer acompanhar e participar das eleições de 2016.

Tire suas dúvidas e compartilhe.

Datas: o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro. Nos municípios em que houver necessidade,  o que só pode acontecer em cidades com mais de 200 mil habitantes, o segundo turno será no dia 30 de outubro.

Leia mais:
Web ganha força em campanha mais curta e com menos dinheiro
Candidatos vão precisar de criatividade nas eleições 2016
4 endereços virtuais para conhecer melhor o seu candidato

Cargos que estão em jogo: as eleições deste ano são municipais, portanto, estão em disputa vagas de prefeito e vereador em 5.568 municípios.

Principais novidades: o veto ao financiamento de campanha por empresas privadas, o encurtamento da campanha oficial no rádio e na TV e restrições para a propaganda nas ruas, como a proibição do uso de cavaletes e pinturas em muros. Saiba mais (link).

Começo da campanha: a campanha eleitoral neste ano é mais curta. Começa no dia 16 de agosto e termina em 30 de setembro. Na TV, a propaganda vai de 26 de agosto a 29 de setembro.

Pré-campanha: em 2016 está permitida pela primeira vez a pré-campanha. Mesmo antes do prazo oficial, os pré-candidatos podem discutir propostas em eventos públicos e partidários. Mas não pode haver pedido explícito de voto.

titulo_de_eleitorQuem pode votar: cidadãos registrados na Justiça Eleitoral até 4 de maio, data limite para tirar o título de eleitor ou pedir transferência. Quem não estiver com a situação em dia precisa procurar um cartório eleitoral. Saiba mais (link).

Quem pode ser candidato: pessoas filiadas a partidos políticos que tenham seu nome aprovado em convenção. Conheça mais pré-condições.

Escolha dos candidatos: os partidos poderão realizar convenções para definição das candidaturas e eventuais coligações de 20 de julho até 5 de agosto.

Já fez o nosso Quiz? Clique aqui e descubra sua orientação política

Vote Bem

O voto é o mecanismo mais poderoso da democracia. É com ele que escolhemos quais serão os representantes de nossos ideais na política.

Saiba mais

Como Votar Bem

Aqui você encontra ferramentas, conteúdos e dicas sobre eleições, voto e processo eleitoral. Coloque em prática seu papel de cidadão consciente.

Saiba mais

Vídeos

Assista aos vídeos produzidos para a campanha Vote Bem.

Saiba mais

Movimento Vote Bem