Como acompanhar o trabalho dos políticos que elegemos?

Crédito: redecidadedigital.com.br

Vereadores, prefeitos, deputados, senadores e governadores são cargos públicos que têm como função principal representar e traduzir as demandas e os interesses dos eleitores em leis, obras e serviços.

Assim, o que se deve esperar daqueles que elegemos é que eles proponham e implementem políticas – como obras de infraestrutura, construção de escolas e hospitais – para o desenvolvimento local e para a geração de emprego e renda.

Ainda que os candidatos em quem você votou não tenham sido eleitos, é seu papel monitorar ao menos os partidos que tenham mais aderência com as suas opiniões e ideias.

Para isso, comece consultando quais são os projetos de leis que eles estão apresentando nas câmaras de vereadores e assembleias legislativas.

 Deputados estaduais

No site da Assembleia Legislativa do Paraná, há um mecanismo de busca por projetos de lei por deputado. Basta colocar o nome do parlamentar no campo autor e todas as propostas que ele protocolou durante o mandato aparecerão na busca.

Se o deputado estiver em mandato, é possível entrar em contato com o seu gabinete. Além disso, é possível acompanhar a atuação através do site de cada um deles.

Vereadores

A maioria das Câmaras de Vereadores possui um menu de consulta às leis propostas.

No caso da Câmara Municipal de Curitiba, na home do site, no lado esquerdo,  há a opção Sistema de Proposições Legislativas.

A maneira mais rápida de encontrar os projetos de lei dos vereadores é clicar em “de iniciativa de vereador individual”, em seguida “pesquisa rápida”.

No caso de Maringá, acesse o link  e clique em “matérias legislativas”

A Câmara de Ponta Grossa tem um mecanismo similar. A maneira mais fácil é clicar em “proposição” e colocar o nome do autor.

Londrina também tem um site de busca por projetos bem prático.

Em Cascavel é possível consultar as leis que foram propostas em determinado ano.

Nas cidades em que não há um mecanismo de busca sistematizada por projetos de lei, o acompanhamento por meio dos jornais, programas de rádios, ligar diretamente para os políticos são boas formas de acompanhar e fiscalizar nossos representantes.

Crédito: redecidadedigital.com.br

Crédito: redecidadedigital.com.br

Vote Bem

O voto é o mecanismo mais poderoso da democracia. É com ele que escolhemos quais serão os representantes de nossos ideais na política.

Saiba mais

Como Votar Bem

Aqui você encontra ferramentas, conteúdos e dicas sobre eleições, voto e processo eleitoral. Coloque em prática seu papel de cidadão consciente.

Saiba mais

Vídeos

Assista aos vídeos produzidos para a campanha Vote Bem.

Saiba mais

Movimento Vote Bem