Candidato no Paraná é homem, branco e tem mais de 40

shutterstock_288452189

O candidato paranaense tem um perfil bastante homogêneo nas eleições municipais deste ano. Segundo os registros disponibilizados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele é do sexo masculino (69% no geral e 90% entre os concorrentes a prefeito),  branco (80%), tem mais de 40 anos de idade (70%) e é casado (68%).

Leia mais:
Brasil só ganha de Belize e Haiti em ranking de mulheres na política
Representatividade da mulher na política é vergonhosa, diz ministra do TSE
Especialista critica excesso de partidos políticos no Brasil

Levantamento feito pelo Vote Bem mostra que o Paraná tem uma participação de candidatas à Prefeitura de cerca de 10%, índice inferior à média nacional, que é de 12,5%.

A presença de negros nas disputas municipais no Paraná (18%) também está abaixo do restante do país (47%) e do percentual verificado na população do Estado. De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 28,3% dos paranaenses se declararem pretos ou pardos. Em todo o Estado, há apenas 17 candidatos a prefeito que se declaram pretos e 86 que se dizem pardos. Brancos são 976 e amarelos, 8.

No Brasil, a participação de candidatos pretos ou pardos também não reflete a proporção registrada na população. Em 2015, pela primeira vez mais brasileiros se declaram negros (53%) do que brancos (45%), segundo o IBGE. No entanto, os brancos ainda são maioria (51,5%) entre os que disputam as eleições deste ano em todo o país.

curitiba31Jovens

Os cargos de prefeito e vereador estão entre as funções públicas para as quais é possível se candidatar mais cedo. De acordo com a legislação a idade mínima é de 18 e 21 anos, respectivamente (conheça mais regras aqui. Link para a matéria).

No entanto, os números do Paraná mostram um predomínio de candidatos mais velhos. Apenas 30% dos postulantes têm menos de 40 anos, cinco pontos percentuais acima da média nacional. A curiosidade fica por conta dos “bem mais experientes”: nove candidatos têm mais 100 anos no Estado.

Já fez o nosso Quiz? Clique aqui e descubra sua orientação política

Vote Bem

O voto é o mecanismo mais poderoso da democracia. É com ele que escolhemos quais serão os representantes de nossos ideais na política.

Saiba mais

Como Votar Bem

Aqui você encontra ferramentas, conteúdos e dicas sobre eleições, voto e processo eleitoral. Coloque em prática seu papel de cidadão consciente.

Saiba mais

Vídeos

Assista aos vídeos produzidos para a campanha Vote Bem.

Saiba mais

Movimento Vote Bem