5 sites que te ajudam a fiscalizar os políticos eleitos

lupa

Muito se fala da importância de monitorar o trabalho dos políticos que elegemos e fiscalizar é realmente algo muito importante.

Você emprestaria o seu cartão do banco com a senha para uma pessoa qualquer e ficaria tranquilo? Com as devidas proporções, quando a gente elege uma pessoa e dá a ela poder de administra recursos e decidir sobre questões que interferem no dia a dia – seja um síndico, um representante de comissão de formatura, um sócio ou um político – é, no mínimo, imprudente não monitorar.

Muitas vezes, nossa vida e dinheiro estão nas mãos de quem sequer sabemos o nome!

Monitorar é algo possível de ser feito. É olhar as prestações de contas e checar, em primeiro lugar, se não há algo ilegal acontecendo. Além disso, se o que está sendo feito corresponde às suas expectativas.

Para que os seus direitos sejam respeitados pelos políticos e que os mandatos sejam mais responsáveis, o primeiro passo é acompanhar como o governo está usando as verbas públicas.

E quais ferramentas você tem para fazer isso?

O Vote Bem separou 5 sites com um passo a passo de como acessar essas informações.

 1 Portal do Observatório Social do Brasil

 O Observatório Social do Brasil (OBS) é um parceiro do Vote Bem e monitora e fiscaliza licitações de prefeituras municipais. Profissionais e voluntários analisam e acompanham de perto o andamento de compras e serviços contratados pelo poder público.

O OBS publica Relatórios, de fácil acesso, com essas informações. A Agenda de Licitações também é uma a seção que oferece dados importantes.

2 Portal da Transparência do Governo do Paraná

O site tem informações, desde 2011, sobre todas as instituições que fazem parte da estrutura do Governo Estadual. Para fazer uma busca e entender se o que está sendo executado está dentro dos limites legais, é preciso compreender o que está descrito e planejado para ser executado. Para ter acesso a essas informações, acesse a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Lá você, por exemplo, qual o percentual pode ser utilizado para investir em educação.

Depois, para checar o resumo de como e quanto o governo gastou as verbas públicas, vá no Menu Despesas > Gastos Públicos > Total Desembolsado.

Há também um canal de denúncia, no caso de qualquer cidadão queria comunicar uma irregularidade no âmbito do governo estadual.

3 Portal da Transparência do Governo Federal

Para monitorar o que tem sido feito pelos senadores, deputados federais, ministérios e pela presidência do Brasil, você pode acessar o Portal da Transparência do Governo Federal.

A Controladoria-Geral da União (CGU) é responsável pelo portal, onde disponibiliza as informações sobre a aplicação dos recursos federais.  Há um painel com um resumo de quais são as informações que podem ser acessadas e uma explicação sobre cada uma delas. É comum o uso de termos técnicos que podem dificultar o entendimento, por isso, acesse o glossário.

O resumo diário das despesas pode ser consultado em no menu Despesas Diárias.

Caso você esteja ciente de alguma irregularidade que envolva o governo federal, você pode fazer uma denúncia para a CGU.

4 Portais de transparência municipais

Os municípios, por lei, precisam divulgar as informações sobre como estão gastando os recursos públicos. Por isso, cada município tem um portal que reúne as informações. Selecionamos os portais das cidades no Paraná onde há o maior volume de eleitores para a consulta:

Curitiba

Londrina

Maringá

Ponta Grossa

Cascavel

5 OAB Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem um site para receber denúncias e monitorar o andamento das investigações sobre desvios de recursos no poder público, questões relacionadas aos municípios podem ser relatadas.

 

 

 

Vote Bem

O voto é o mecanismo mais poderoso da democracia. É com ele que escolhemos quais serão os representantes de nossos ideais na política.

Saiba mais

Como Votar Bem

Aqui você encontra ferramentas, conteúdos e dicas sobre eleições, voto e processo eleitoral. Coloque em prática seu papel de cidadão consciente.

Saiba mais

Vídeos

Assista aos vídeos produzidos para a campanha Vote Bem.

Saiba mais

Movimento Vote Bem