10 filmes para assistir em ano de eleições

Quando o poeta irlandês Oscar Wilde escreveu que “a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida”, em 1889, o cinema ainda não existia. Se já tivesse conhecido a chamada “sétima arte”, talvez Wilde reformulasse a frase porque existe uma enorme lista de filmes que retratam com perfeição a realidade.

Leia mais:
Tudo que você precisa saber sobre as eleições 2016 em 8 passos
Sistema complexo afasta eleitor da política, diz ex-ministro do TSE
Conheça as obrigações de prefeitos e vereadores

O Vote Bem fez uma seleção dos dez filmes indispensáveis para você assistir e refletir sobre os acontecimentos políticos e sociais antes das eleições.

Confira abaixo, e prepare a pipoca:

1. Tempos Modernos (Charles Chaplin, EUA, 1936) –Considerado um dos melhores filmes da história, é uma crítica de Charles Chaplin à sociedade que se modernizava no início do século 20, às custas da exploração do trabalhador. A obra também ironiza o comunismo e o fascismo que floresciam na Europa.
Veja o filme completo:

2. Ilha das Flores (Jorge Furtado, Brasil, 1989) –Lançado quando o cinema brasileiro passava por uma grave crise, o documentário de Jorge Furtado ganhou diversos prêmios internacionais, incluindo o Urso de Prata no Festival de Berlim. O curta-metragem de 13 minutos narra a “saga” de um tomate, da plantação com uso de agrotóxicos até ser transformado em lixo e consumido por moradores de um vilarejo pobre de Porto Alegre.
Veja o filme completo:

3. Eleição (Alexander Payne, EUA, 1999)– A Política com “P” maiúsculo não é tão distante assim de uma disputa pelo grêmio estudantil de uma escola de ensino médio. É a conclusão que se chega ao assistir a comédia dramática do diretor americano Alexander Payne. A campanha retratada pelo longa tem manipulação de resultados, compra de votos e escândalos criados pelos candidatos opositores.
Veja o trailer:

4. A Onda (Dennis Gansel, Alemanha, 2008)– Seria possível repetir o nazismo nos dias de hoje? É a partir dessa pergunta que se desenvolve o filme alemão “A Onda”, sucesso de crítica baseado em fatos reais. Na história, um professor propõe aos alunos um experimento social: criar um grupo fechado, que se identifique com nomes, trajes, símbolos e movimentos de mão próprios, excluindo os não-participantes. O resultado é assustador.
Veja o trailer:

5. Rede de Intrigas (Sidney Lumet, EUA, 1976) –Vencedor de quatro prêmios Oscar, o filme conta a história de um apresentador de telejornal que é demitido e anuncia ao vivo que cometerá suicídio. O personagem faz críticas aos poderosos da política e da economia. A audiência do programa sobe e ele passa a ser encarado pela população como uma espécie de profeta.
Veja o trailer:

6. Dr. Fantástico (Stanley Kubrick, EUA, 1964) – Um general insano ordena um bombardeio nuclear contra a União Soviética. Dirigido por um dos maiores cineastas da história, Stanley Kubrick, Dr. Fantástico é uma sátira sobre o comunismo soviético e autoritarismo dos falcões da Casa Branca, arrematando com um final brilhante.
Veja o trailer:

7. Desaparecido (Costa-Gravas, França, 1982) –Também um retrato do período ditatorial na América do Sul, o filme do cineasta grego Costa-Gravas conta a história de um americano que parte para o Chile em busca do filho desaparecido. O jovem trabalhava como jornalista em Santiago na época do golpe que depôs Salvador Allende e iniciou um dos mais violentos regimes militares do continente. “Desaparecido” venceu o Oscar de melhor roteiro.
Veja o trailer:

8. Eles Não Usam Black-Tie (Leon Hirszman, Brasil, 1981) –Clássico do cinema nacional, o filme de Leon Hirszman atualiza a peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, escrita em 1958, para tratar das greves de operários que sacudiram o fim do regime militar nos anos 1970. A trama acompanha a história de uma família pobre. O pai organiza uma paralisação na fábrica, mas seu filho decide furar a greve. O longa venceu o prêmio do Júri do Festival de Veneza.
Veja o filme completo:

9. 1984 (Michael Radford, Inglaterra, 1984) –Baseado no livro homônimo de George Orwell, o filme se passa em um mundo pós-apocalíptico em que um regime totalitário controla cada aspecto da vida das pessoas. Elas são vigiadas o tempo todo pelo sistema de vigilância chamado de “Grande Irmão”, ou “Big Brother”.
Veja o trailer:

10. Adeus, Lenin (Wolfgang Becker, Alemanha, 2004)– Uma mulher que vivia na Alemanha Oriental entra em coma e acorda depois da queda do Muro de Berlim. Para evitar o trauma da mãe, entusiasta do comunismo, o filho tenta fazer com que tudo pareça igual. O filme foi sucesso de público e crítica, e é um belo retrato de um dos períodos mais complexos da história recente.
Veja o trailer:

Já fez o nosso Quiz? Clique aqui e descubra sua orientação política

Vote Bem

O voto é o mecanismo mais poderoso da democracia. É com ele que escolhemos quais serão os representantes de nossos ideais na política.

Saiba mais

Como Votar Bem

Aqui você encontra ferramentas, conteúdos e dicas sobre eleições, voto e processo eleitoral. Coloque em prática seu papel de cidadão consciente.

Saiba mais

Vídeos

Assista aos vídeos produzidos para a campanha Vote Bem.

Saiba mais

Movimento Vote Bem